Breaking News

Cuidados no São João: Fogueiras e fogos podem causar problemas respiratórios


Junho é um mês de festas, comemorações e muita tradição, entre elas fogueira e fogos de artifícios. Mas, entre toda a euforia, é preciso tomar cuidado com a saúde. De acordo com o alergolista Sidney Souteban, a fumaça - que é um misto de gases nocivos à saúde - pode provocar quadros de asma ou até mesmo um grave estado de intoxicação.

Mesmo em curto período de tempo, inalar fumaça pode causar efeitos imediatos (agudos). A fumaça é irritante para os olhos, nariz e garganta e seu odor pode ser nauseante. 
“A fumaça dos fogos e da fogueira - dependendo do que esteja sendo queimado, da distância em que a pessoa esteja e do tempo de inalação - pode desencadear alergias como asma, rinite ou até mesmo um quadro de intoxicação, além de irritar olhos e nariz. Tudo isso desencadeia-se dos gases tóxicos, como o monóxido de carbono (CO) e o cianeto, que são liberados nesse processo”, explica o médico.
Vale lembrar, que aqueles que já tem problemas respiratórios, os riscos podem ser ainda maiores e, com isso, os primeiros socorros têm que ser mais rápidos e mais eficientes. “Pacientes que já sofrem de complicações alérgicas tendem a ter mais facilidade em adquirir novos problemas respiratórios e devem evitar o contato com quaisquer tipos de fumaça. Para eles, o seguro é ficar bem longe dessa emissão de gases”, completa o especialista. As crianças e os idosos também merecem atenção especial, pois ambos são suscetíveis a terem alergias respiratórias ou alguma infecção viral", completou. 


IBAHIA

Nenhum comentário