Breaking News

MP vai apurar focos de poluição de riacho da zona Leste de Natal

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Natal vai investigar os focos de poluição do Riacho das Lavadeiras, localizado no bairro das Quintas, zona Leste de Natal. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18), a promotora Gilka da Mata Dias vai apurar a origem e as responsabilidades desses focos de poluição.

O Ministério Público também propõe uma urbanização do local para garantir a segurança e o bem estar da população que reside no entorno do riacho. Segundo a promotora Gilka da Mata, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já foi identificada como sendo um dos agentes poluidores do manancial. Há, inclusive, uma decisão judicial que determina que a Companhia se abstenha de despejar efluentes sem tratamento no Riacho das Lavadeiras.
O MP vai realizar uma audiência com a Caern, representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e das secretarias municipais de Obras Públicas e de Meio Ambiente e Urbanização para debater o caso. A audiência deve ocorrer no próximo dia 28 de março e tem por objetivo avaliar as medidas necessárias e cabíveis a cada órgão para buscar a recuperação do riacho.
Na ocasião, ainda de acordo com a portaria, a Caern deve levar por escrito as diligências realizadas para evitar o despejo dos efluentes no manancial, bem como a planta geral do processo de transposição dos efluentes do local para ETE do Baldo.


Fonte: G1/Rn