Breaking News

Facebook lança novo feed de notícias e libera filtro para o usuário

Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira (07/03) a reformulação do Feed de Notícias doFacebook, na sede da empresa, em Menlo Park, na Califórnia. A nova interface conta com um visual mais limpo e prático para a visualização dos conteúdos, que serão apresentados em abas no topo da página, permitindo que o usuário filtre as informações que vai receber. A ideia, segundo o CEO, é criar uma espécie de "jornal personalizado". Desde sua criação, há sete anos, o Facebook ainda não tinha realizado uma mudança significativa no Feed de Notícias, que, segundo o CEO, é um dos pilares da rede social.
O que você achou do novo feed de notícias? Comente no TechTudo!
Novo Feed de Notícias ganha maior foco nas fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Facebook)Novo Feed de Notícias ganha maior foco nas fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Facebook)
A novidade já havia sido comentada pelo CEO da rede social em janeiro, em uma conferência para analistas financeiros. Zuckerberg havia adiantado que a ideia era criar um feed mais moderno e interessante, com mais espaço para fotos, vídeos e anúncios. "Anunciantes querem coisas realmente importantes, como amplas fotos ou vídeos, e, historicamente, a gente não vem proporcionando isso", disse o executivo.
A novidade representa a primeira grande reforma visual do Facebook desde o lançamento da linha do tempo, no final de 2011. De acordo com Mark Zuckerberg, a mudança tem como base a ideia de melhorar a experiência do usuário na rede social, o que também motivou a criação da busca social, em janeiro deste ano.
"O feed de notícias é uma das coisas mais importantes que nós construímos. Nós estamos mudando e ele precisa evoluir com essas mudanças. Além disso, as histórias em torno de você merecem ser exibidas com mais do que apenas texto", disse o CEO.
Ainda de acordo com Zuckerberg, a mudança do feed conta com três componentes principais: imagens maiores, múltiplas abas de informações e a consistência móvel. A ênfase nas fotografias e vídeos - que são muito maiores agora - tornam as histórias, contadas pelos usuários, mais visuais.
Os novos filtros do Feed de Notícias redesenhado pelo Facebook (Foto: Divulgação)Os novos filtros do Feed de Notícias redesenhado pelo Facebook (Foto: Divulgação)
Se você percebeu que o novo design segue a linha do Google Plus, não se espante. Zuckerberg também está de olho nisso. "Estamos seguindo as tendências de design, e é claro que isso inclui grandes e envolventes fotos e um design limpo navegável", disse.
Os múltiplos feeds
Seguindo a ideia de organizar o conteúdo publicado e, dessa forma, tornar mais prática a navegação do usuário pela rede social, o novo Feed de Notícias vai contar com "mini-feeds", ou seja, abas que irão dividir tudo que é publicado por assunto. O Facebook já disponibiliza alguns tópicos, como todos os amigos, fotos, músicas, following, jogos e grupos. A novidade também permite que o usuário crie suas próprias abas, organizando o conteúdo da forma que achar melhor.
Na aba "todos os amigos", é possível ver todas as recentes atualizações de seus contatos. Em "música", será possível ver o que eles estão ouvindo, os shows que têm frequentado e as últimas novidades de artistas preferidos. Na aba "fotos" serão exibidas somente imagens postadas na rede social ou no Instagram - que pertence ao Facebook desde abril de 2012 - por seus amigos e por fan pages.
Feed de Notícias com filtro somente para suas páginas favoritas (Foto: Reprodução/Facebook)Feed de Notícias com filtro somente para suas páginas favoritas (Foto: Reprodução/Facebook)
Em "following", no topo da página, o usuário pode escolher temas como esportes, games e música. Nela, ele poderá acompanhar posts de pessoas, empresas, páginas e sites em um só lugar. Já em "jogos", todos os apps de game que você jogar com seus contatos na rede social estarão disponibilizados.
A divisão de conteúdos vai permitir que propagandas sejam direcionadas para os usuários de forma mais ágil e eficaz, uma vez que as imagens e os vídeos serão apresentados em um tamanho maior. As fotos, por sua vez, serão dispostas como se estivessem em um álbum de fotos, podendo ainda ser visualizadas em tela cheia.
Novo Feed de notícias com foco nas fotos  (Foto: Reprodução/Facebook)Novo Feed de notícias com foco nas fotos (Foto: Reprodução/Facebook)
Conforme o que foi anunciado por Chris Cox, designer do aplicativo mobile da rede, todas as novidades estarão disponíveis na versão desktop e mobile da rede social. Segundo ele, o novo design foi pensado justamente para que ambas as plataformas o comportassem igualmente.
Novo Feed de Notícias do Facebook vai entregar maior filtro na versão web ou mobile (Foto: Divulgação)Novo Feed de Notícias do Facebook vai entregar maior filtro na versão web ou mobile (Foto: Divulgação)
Cox ainda anunciou uma outra novidade do novo feed: o que o usuário mais gosta de ver será anunciado em primeiro lugar. Ou seja, as abas estarão disponibilizadas de acordo com o uso do internauta. "Se você acessa todos os dias seu feed de música, esse será o primeiro a ser exibido, no topo da página", disse.
Novo Feed de Notícias apresentado por Mark Zuckerberg (Foto: Reprodução/Facebook)Novo Feed de Notícias apresentado por Mark Zuckerberg (Foto: Reprodução/Facebook)
Seguindo a mudança, o álbum de fotos da rede social também foi modificado, ganhando imagens maiores. A reformulação também traz destaque às notícias compartilhadas na rede, além de adicionar o logotipo da empresa que produziu o conteúdo compartilhado. Sem ficar de fora, a foto do perfil também aumentará de tamanho. Essa novidade também inclui as fan pages.
Apresentado por Julie Zhuo, diretora de design da rede social, o espaço central da rede, onde fica o feed de notícias, será maior, afinal, este é o espaço onde as histórias são contadas. "A ideia é permitir que o usuário navegue por onde ele quiser", afirmou.
Foto de capa dos álbuns de fotos do novo Feed de Notícias (Foto: Reprodução/Facebook)Foto de capa dos álbuns de fotos do novo Feed de Notícias (Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com a designer, a partir de agora, os links que forem muito compartilhados apresentarão, no lado esquerdo, uma miniatura da foto do usuário que a compartilhou. A ideia é aproximar, cada vez mais, os usuários da rede.
Quando um link for compartilhado muito, mostrará as fotos dos amigos ao lado do compartilhamento (Foto: Reprodução/Facebook)Quando um link for compartilhado muito, mostrará as fotos dos amigos ao lado do compartilhamento (Foto: Reprodução/Facebook)
Como se não bastassem todas as novidades, outra funcionalidade que a rede social vai trazer é a barra de rolagem. A partir de agora, um pequeno botão no topo da página irá indicar a existência de mais conteúdos a serem visualizados pelo usuário. Dessa forma, não será mais necessário "scrollar" a página. A função estará presente também na versão mobile do site.
Nova ferramenta para "scrollar" mais fácil seu Feed de Notícias para as novas postagens (Foto: Reprodução/Facebook)Nova ferramenta para "scrollar" mais fácil seu Feed de Notícias para as novas postagens (Foto: Reprodução/Facebook)
O novo design da rede social será disponibilizado lentamente para os usuários, durante as próximas semanas. Procurada pelo TechTudo, a assessoria de imprensa do Facebook Brasil, afirmou que ainda não há uma data oficial para a disponibilização do novo feed por aqui. "Não há uma data definida de quando o novo layout do Feed de Notícias estará disponível para os usuários brasileiros. O processo de disponibilização será lento e gradual e ocorrerá aos poucos para os usuários de língua inglesa nas próximas semanas ", disse.
Para os usuários que quiserem testar a novidade, a rede social disponibilizou uma lista de espera. De acordo com as informações da empresa, o projeto deve chegar primeio às plataformas iOS e logo depois ao Android.
A última grande novidade anunciada pela rede social foi a busca por grafos, o Graph Search, lançado em janeiro deste ano. A busca social, que ainda não chegou ao Brasil, foi criada para facilitar a vida de quem usa a rede, oferecendo o resultado direto das buscas - feitas com base nas conexões e dados dos usuários. Além disso, a rede está testando uma nova timeline, semelhante à do Google Plus, que está disponível apenas para usuários da Nova Zelândia.
Veja como vai ficar o novo feed de notícias do Facebook:
Novo Feed de Notícias terá novo layout; veja como será (Foto: Divulgação)























































































Fonte: TechTudo