Breaking News

Consumo de energia elétrica cresce 6,1% no 1º bimestre no RN

O consumo de energia elétrica aumentou 6,1% no Rio Grande do Norte durante o primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Companhia Energética do Estado (Cosern), o acréscimo foi impactado, principalmente, em decorrência das poucas chuvas e elevadas temperaturas no período, pela melhoria do poder aquisitivo das famílias e também em virtude da alteração no período de carnaval, que aconteceu em fevereiro no ano passado e no mês de março em 2014.


A classe residencial foi a que apresentou o maior percentual de crescimento do bimestre, com acréscimo de 8,1% em comparação ao mesmo período de 2013. A Cosern acrescenta que as elevadas temperaturas registradas nos dois meses analisados e o aumento da renda da população favoreceram maior uso e aquisição de aparelhos de refrigeração nas residências, elevando o consumo. Vale ressaltar ainda que a alteração na data de carnaval também influenciou o acréscimo do percentual de consumo.

Outros setores que também tiveram parcela significativa de contribuição para o aumento do índice acumulado no bimestre, comparado ao mesmo período do ano passado, foram o industrial e o comercial. Na classe industrial, o expressivo crescimento de 7,4% é atribuído principalmente à mudança no período carnavalesco. Já o setor rural foi o único que apresentou uma pequena queda de 2,62% no consumo acumulado do bimestre.



Fonte: g1/Rn