Breaking News

Barragem sangra em cidade do RN em situação de emergência pela seca


Barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte, RN (Foto: Divulgação/Prefeitura de Serra Negra do Norte)Uma das 150 cidades em estado de emergência por causa da seca no Rio Grande do Norte, a cidade de Serra Negra do Norte, na região Seridó, amanheceu com a sangria da barragem Dinamarca nesta sexta-feira (21). A lâmina d'água do reservatório chegou a quase dois centímetros. De acordo com o prefeito da cidade, Urbano Faria, isso não acontecia desde o meio do ano passado.

O chefe de Gabinete do Município, Janny Araújo de Medeiros, conta que a cidade recebeu boas chuvas no mês de fevereiro. "Tivemos uma precipitação de 65 milímetros e mais duas de 20 milímetros que ajudaram, porém foram as chuvas da Paraíba que mais ajudaram", afirma.

Segundo Janny Araújo, as chuvas na região de Patos e São José de Espinharas, no estado vizinho, foram as grandes responsáveis pelo aumento do volume na barragem Dinamarca e possibilitaram a primeira sangria de 2014. "Nossa expectativa agora é que o aumento da lâmina permita que as barragens construídas ao longo do Rio Espinharas fiquem cheias", diz.


O prefeito Urbano Faria ressalta que o abastecimento na zona urbana de Serra Negra do Norte está estabilizado desde o ano passado, no entanto parte da zona rural ainda precisa dos carros-pipa para ser abastecida. "Com essa sangria vamos avaliar novamente a situação e saber se os carros-pipa ainda são necessários", encerra o prefeito.



Fonte: G1/RN