Breaking News

Hospital Santa Catarina, em Natal, deixa de atender pediatria


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) confirmou que o Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal, vai encerrar neste sábado (14) o atendimento de baixa e média complexidade da pediatria. Nesta sexta-feira (13) a unidade hospitalar só atenderá das 13h às 16h no setor pediátrico. De acordo com a assessoria de comunicação da Sesap, porémos pacientes devem procurar o Hospital Sandra Celestre, que fica no bairro de Lagoa Nova, zona Sul da capital.

O fechamento da pediatria do hospital estava previsto para 1º de janeiro, segundo a Sesap, no entanto foi preciso antecipar a medida devido às dificuldades para fechar as escalas de plantão. Além da falta de profissionais, a secretaria alega que os atendimentos de baixa e média complexidade devem ser feitos pela rede municipal, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN, fechamento vai agravar o atendimento infantil em Natal, e principalmente na Zona Norte, que neste momento tem diversas unidades básicas fechadas. “O fim de ano vai ser terrível para as crianças. O governo virou as costas, sabendo que os municípios não têm uma rede suficiente para atendê-las”, denuncia Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde.

 O Hospital Deoclécio Marques, deParnamirim, na Grande Natal, já havia encerrado o atendimento pediátrico no dia 1º de novembro. De acordo com a Sesap, a unidade hospitalar tem previsão de ser reaberta em janeiro depois que a prefeitura da cidade garantiu a contratação de novos pediatras para trabalhar.

Nesta quarta-feira (11) uma criança morreu em Parnamirim com suspeita de meningite após ter buscado atendimento em postos de saúde da cidade. Em nenhum dos dois locais havia pediatras para atender.



Fonte: g1/RN