Breaking News

Em Natal, presépio será transformado em Centro Cultural Banco do Brasil


O Presépio de Natal, obra de Oscar Niemeyer localizada na avenida Prudente de Morais, em Natal, será transformado no Centro Cultural Banco do Brasil. A decisão foi tomada na última sexta-feira (20), após reunião de representantes do Banco do Brasil com a governadora Rosalba Ciarlini.
O Presépio de Natal, a mais antiga obra de Niemeyer na cidade, foi inaugurado em 2006 e custou R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. Deveria ter lojas, lanchonetes, promover eventos e servir como ponto de cultura e lazer para a população. No entanto, o local está completamente destruído. Hoje, além de lixo e pichações, o espaço serve como abrigo para moradores de rua.
Este será o primeiro Centro Cultural Banco do Brasil do Nordeste e funcionará nos mesmos moldes dos que já existem em Belo Horizonte,Rio de JaneiroSão Paulo e Brasília. A governadora ressaltou que a parceria será para a recuperação e restauração da obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que a ideia é que o Banco do Brasil passe a ser a entidade mantenedora do espaço.
“Desde a reunião que tivemos em Brasília na última quarta-feira (18), o Banco do Brasil demonstrou muito interesse e agora eles vieram ao Rio Grande do Norte para dar continuidade ao assunto e adiantar o projeto. Queremos fortalecer esta parceria e trabalhar com agilidade para que este espaço seja, durante a Copa, um ponto de referência para nós potiguares e nossos turistas”, afirmou.
Para Rosalba Ciarlini, a revitalização e transformação do Presépio de Natal eternizam a cultura do estado em sintonia com todo o país. “Este é um presente de Natal que recebemos do Banco do Brasil em restaurar e dar funcionalidade cultural àquele belo espaço projetado por um arquiteto de tanta relevância como Oscar Niemeyer. O povo natalense merece esse presente”, finalizou Kátia Pinto.

Fonte: G1/RN