Breaking News

40% das mulheres são agora chefes de família

Há cada vez mais mulheres a tornarem-se o ganha-pão de muitas famílias norte-americanas. A conclusão é de um relatório, divulgado pelo Pew Reserch Center, que mostra que 4 em cada 10 lares, com crianças até 18 anos, são liderados pelo sexo feminino.

O relatório revela uma mudança radical na vida familiar na última década. O número de mulheres casadas que ganham mais que os homens quase quadriplicou, de 4%, em 1960, para 15%, em 2011.

O número de mães solteiras, única fonte de rendimento na família também aumentou, de 7% para 25% no mesmo período.

As mudanças na estrutura orçamental nos lares americanos reflete, sobretudo, grandes perdas de emprego pelos homens.

Além disso, "algumas mulheres decidiram trabalhar mais horas ou procurar melhores carreiras, em resposta à perda de emprego dos homen e consequente queda dos salários", afirma Philip Cohen, sociólogo da Universidade de Maryland.

O relatório revelou ainda que os americanos "são ambivalentes sobre as mulheres que trabalham fora de casa". Assim, em entrevista, alguns afirmaram que as carreiras das mulheres "prejudicam a educação dos filhos e o casamento".

Metade dos entrevistados disseram que "era melhor se as mães ficassem em casa com as crianças".
No entanto, o relatório divulga que, aproximadamente, 80% dos norte-americanos não pretendem nem defendem que as mulheres devam "voltar à década de 1950", assumindo um "papel tradicional de dona de casa da classe média".


Fonte: Jornal de Noticias
FOTO: O GLOBO

Nenhum comentário