Breaking News

Mais de 14% da população adulta de Natal faz uso do cigarro

Fumantes poderão participar de atividades (Foto: Alan Schneider / G1 Bauru e Marília)Em Natal, 14,6% da população adulta faz uso do cigarro. Apesar de fumarem menos, as mulheres sofrem mais com o fumo alheio. As mulheres representam 6,2% dos fumantes, mas 16,4% delas sofrem como fumantes passivas. Os homens são 12,5% dos fumantes passivos, segundo informações reveladas na manhã desta quinta-feira (29) pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte. Para reduzir ainda mais o índice de potiguares fumantes, o Programa Estadual de Controle do Tabagismo está promovendo ações de conscientização acerca dos perigos e danos que o tabaco provoca na saúde física e social das pessoas. As atividades marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que este ano tem como tema 'Proibição de Publicidade, Promoção e Patrocínio do Tabaco'.

“O hábito de fumar está associado ao sedentarismo e ao alcoolismo. O tabagismo aumenta o risco de morbimortalidade por doenças coronarianas, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e câncer”, alerta Lizabeth Guimarães, responsável técnica pelo programa.
Nesta manhã, em parceria com o hospital João Machado, a Secretaria de Saúde promoveu  uma caminhada no Parque das Dunas. À tarde, a partir das 16h, haverá palestas educativas sobre a prevenção ao tabagismo. O evento acontece no Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo e Alcoolismo, localizado na avenida São Miguel dos Caribes, s/n, em Pirangi, na zona Sul de Natal.
No sábado (31), a Sesap e Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim realizam um passeio ciclístico para chamar a atenção da população da necessidade de prevenção ao tabagismo e os benefícios da atividade física. A concentração acontece às 8h no Centro de Parnamirim.


Fonte: G1/RN

Nenhum comentário